A apropriação de um novo currículo de química na prática de sala de aula

FURLANI, Juliana Maria Sampaio
A apropriação de um novo currículo de química na prática de sala de aula
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Faculdade de Educação, 2003. 199p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eduardo Fleury Mortimer).

Resumo Esta investigação analisa as características das interações interpessoais entre professores, enquanto se comunicavam, via Internet, através de um ambiente virtual de diálogo, criado especialmente para organização de grupos colaborativos, visando a construção de materiais didáticos e trocas de experiências profissionais. Os sujeitos que participaram desse projeto são professores de ciências e matemática do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Foram analisadas as interações na modalidade grupo de discussão, constituídas das mensagens trocadas pelos sujeitos da pesquisa e seus interlocutores, através de uma rede de computadores, que ligava os denominados Laboratórios Associados ao CECIMIG/UFMG. Os laboratórios foram montados em 14 cidades pólos em todo o Estado de Minas Gerais. As possibilidades de reflexões dos sujeitos sobre o processo, e as possíveis reflexões sobre a sala de aula que foram suscitadas durante o processo foram resgatadas a partir de questionários e entrevistas. Durante a coleta e análise dos dados, diferentes formas de organização desses dados foram emergindo, e houve construção de conhecimento no sentido da forma de organizar e analisar esse tipo particular de dados. Para análise dos dados foi usada a epistemologia da prática reflexiva defendida por Schön. Para ele é possível o desenvolvimento profissional a partir da reflexão sobre a ação profissional. Para a análise do processo através de reflexões dos sujeitos durante e sobre o processo, buscamos inspiração nas categorias de reflexões utilizadas por Schön. Os resultados mostraram que o ambiente de comunicação virtual, via Internet, não é sozinho capaz de promover o diálogo reflexivo entre professores, que para isto necessitam de estímulo constante e de condições apropriadas. Entre essas condições existem algumas relacionadas às peculiaridades da interlocução nesse ambiente, que puderam ser evidenciadas a partir desta investigação. O ambiente virtual constitui um contexto interativo no qual, idéias e experiências podem ser trocadas, ainda que tendam a ocorrer conflitos. Essas idéias, experiências e conflitos podem ser explicitados a partir da reflexão sobre a ação, tornando-se conscientes e produzindo conhecimento profissional.