FURLANI, Juliana Maria Sampaio
A apropriação de um novo currículo de química na prática de sala de aula
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Faculdade de Educação, 2003. 199p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Eduardo Fleury Mortimer).
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Resumo |
Esta investigação analisa as características das interações interpessoais entre professores, enquanto se comunicavam, via Internet, através de um ambiente virtual de diálogo, criado especialmente para organização de grupos colaborativos, visando a construção de materiais didáticos e trocas de experiências profissionais. Os sujeitos que participaram desse projeto são professores de ciências e matemática do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Foram analisadas as interações na modalidade grupo de discussão, constituídas das mensagens trocadas pelos sujeitos da pesquisa e seus interlocutores, através de uma rede de computadores, que ligava os denominados Laboratórios Associados ao CECIMIG/UFMG. Os laboratórios foram montados em 14 cidades pólos em todo o Estado de Minas Gerais. As possibilidades de reflexões dos sujeitos sobre o processo, e as possíveis reflexões sobre a sala de aula que foram suscitadas durante o processo foram resgatadas a partir de questionários e entrevistas. Durante a coleta e análise dos dados, diferentes formas de organização desses dados foram emergindo, e houve construção de conhecimento no sentido da forma de organizar e analisar esse tipo particular de dados. Para análise dos dados foi usada a epistemologia da prática reflexiva defendida por Schön. Para ele é possível o desenvolvimento profissional a partir da reflexão sobre a ação profissional. Para a análise do processo através de reflexões dos sujeitos durante e sobre o processo, buscamos inspiração nas categorias de reflexões utilizadas por Schön. Os resultados mostraram que o ambiente de comunicação virtual, via Internet, não é sozinho capaz de promover o diálogo reflexivo entre professores, que para isto necessitam de estímulo constante e de condições apropriadas. Entre essas condições existem algumas relacionadas às peculiaridades da interlocução nesse ambiente, que puderam ser evidenciadas a partir desta investigação. O ambiente virtual constitui um contexto interativo no qual, idéias e experiências podem ser trocadas, ainda que tendam a ocorrer conflitos. Essas idéias, experiências e conflitos podem ser explicitados a partir da reflexão sobre a ação, tornando-se conscientes e produzindo conhecimento profissional.
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