LOHN, Joel Irineu
A aprendizagem em Química/Ciências e a formação em Magistério de segundo grau
Florianópolis/SC, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Centro de Ciências da Educação, 1994. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José André Peres Angotti).
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Resumo |
Desenvolve um estudo de caso a partir da realidade vivenciada pelos alunos de uma escola pública, no turno noturno, na 2ª série do curso de Magistério no 2º grau, em que busca tornar a aquisição do conhecimento em Ciências (Química), um processo de construção do conhecimento a partir do social e do afetivo. Utiliza como principal referencial teórico Emília Ferreiro, construtora de trabalhos sobre alfabetização e processos de aprendizagem na escola primária (séries iniciais) na América Latina, a partir da interpretação da teoria piagetiana. Ressalta que os conteúdos e as formas de trabalhar foram determinadas pelo grupo e que o trabalho possibilitou aos alunos a utilização do conhecimento para poderem agir sobre o meio social em que vivem.
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