PEREIRA, LAERTE LEONALDO
A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE POR ESTUDANTES SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS EM UM CONTEXTO DE ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Caruaru/PE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PENAMBUCO, UFPE, 2017. 220p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS).
|
Resumo |
A presente pesquisa se propõe a analisar as contribuições da argumentação na aprendizagem da radioatividade por estudantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Partindo de uma concepção dialógica de argumentação (LEITÃO, 2009, 2011; DE CHIARO, LEITÃO, 2005), o foco recai na importância das ações discursivas mediadas pelo professor na implementação de debates em sala de aula em que se façam presentes argumentos, contra-argumentos e respostas. A relação entre esses elementos caracteriza, nesse estudo, uma situação de argumentação (LEITÃO, 2005). Partindo de um estudo de caso, tivemos como corpus uma aula sobre radioatividade promovida por uma professora de química, conhecedora da argumentação, mediada por uma intérprete de Libras e três estudantes surdos, matriculados em escola regular inclusiva pública estadual de Caruaru – PE. Os registros gravados perfizeram 4 vídeos, sendo dois com foco na professora e na intérprete de Libras e dois nas ações discursivas sinalizadas dos estudantes surdos. Os dados transcritos e analisados dos movimentos discursivos dos envolvidos apontaram a ocorrência de um contexto argumentativo que, por sua vez, gerou um ambiente propício para a construção do conhecimento científico sobre o tema em questão, caracterizada por indícios de iminente desenvolvimento de habilidades na compreensão e no reconhecimento dos limites éticos e morais no trato com a radioatividade, segundo os PCN‘s de Química, pelos estudantes surdos, a partir das ações discursivas implementadas pela professora participante da pesquisa.
|