A aplicação do ensino de história da ciência em uma aprendizagem significativa da disciplina de química.

SOBRINHO, Celso Luis Soares dos Santos
A aplicação do ensino de história da ciência em uma aprendizagem significativa da disciplina de química.
Duque de Caxias/RJ, Universidade do Grande Rio, Unigranrio, 2010. 155p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Zenildo Buarque de Morais Filho).

Resumo O presente trabalho descreve uma aplicação da História da Ciência nas aulas sobre leis ponderais, com o intuito de realizar uma aprendizagem significativa da disciplina Química. Para isto, foram utilizados o máximo de recursos didáticos disponíveis e um questionário sócio-econômico que combinado a avaliações trouxessem um parâmetro da evolução dos sujeitos da pesquisa em relação aos tópicos do assunto tratado, permitindo uma plausível análise da situação proposta. Também foi realizada uma análise de livros didáticos selecionados pelo PNLEM (Programa Nacional dos Livros de Ensino Médio) e uma entrevista com um grupo de professores de Química de diversas instituições visando reconhecer o grau de relevância dado a História da Ciência nas aulas lecionadas por este grupo e no material didático recomendado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Busca-se também neste trabalho estimular a capacidade de questionamento e interpretação dos discentes, competências fundamentais para a formação de cidadãos imbuídos de senso crítico.