RODRIGUES, Luciana do Nascimento
A Análise Pedagógica da Influência da Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino de Química do 9º Ano do Ensino Fundamental a partir do papel das Indústrias Químicas no Estado do Espírito Santo à Luz da Autonomia de Paulo Freire
Vitória/ES, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2014. 162p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Jose Carlos Del Pino).
|
Resumo |
Esta pesquisa se justifica na medida em que entende que não é suficiente apenas enfocar o ensino da Química sob o aspecto teórico. Para isso, vale-se da análise dos aspectos pedagógicos de ensino dessa disciplina em um projeto escolar, Quixaba (Química na Indústria Capixaba), desenvolvido com alunos da disciplina de Ciência da Natureza do 9º ano do Ensino Fundamental, com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O projeto trata da articulação de temas sócio científicos com conteúdos de Química, focando alguns setores da indústria do Espírito Santo como, por exemplo, alimentos, construção civil e siderurgia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em observações, anotações, questionamentos, visitas técnicas, análise de artigos e livros da área de Ciências e Ensino de Química, que visa ativar reflexões críticas sobre a Ciência, em especial da Química cotidiana a partir do contexto da problemática das transformações dos materiais e dos processos que possibilitam tais transformações, envolvendo as questões éticas e sociais de diversos produtos na sociedade humana. Os resultados nos levam a concluir que as práticas pedagógicas realizadas durante o projeto Quixaba proporcionam alfabetização científica com enfoque CTSA e promoveram nos alunos a autonomia.
|