FABRICIO, Caroline Morato
A abordagem histórica e filosófica da ciência nos livros didáticos de Química - PNLEM/2008 E PNLD/2012 : um estudo sobre a combustão no século XVIII
Curitiba/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2014. 182p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Joanez Aparecida Aires).
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Resumo |
A literatura da área de Educação em Ciências tem investigado estratégias didáticas para enfrentar os diversos problemas relacionados ao Ensino de Ciências. A abordagem História e Filosofia da Ciência tem se destacado por sua contribuição para o enfrentamento de alguns destes problemas, como a desconstrução de algumas concepções de senso comum sobre a Ciência e o desenvolvimento científico, tais como: a concepção empírico-indutivista, visão rígida e exata da prática científica, visão aproblemática e ahistórica, visão acumulativa de crescimento linear, visão individualista e elitista e ainda visão socialmente neutra da Ciência. Autores como Matthews (1995), Gil Pérez et al (2001), Loguercio e Del Pino (2006) e Porto (2011), por exemplo, defendem que abordar os conteúdos com enfoque histórico e filosófico torna-os mais significativos na medida em que os conceitos são apresentados dentro de um contexto, vinculado com a própria História, favorecendo a interdisciplinaridade. Com base nesses argumentos, considera-se importante que o professor faça uso de tal abordagem para promover aulas de ciências mais desafiadoras e reflexivas, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico, ampliando a aprendizagem dos alunos. Entretanto, alguns autores relatam que existem algumas dificuldades na utilização desta abordagem. Para Martins (2006), estas dificuldades estão relacionadas aos seguintes fatores: i) à carência de um número suficiente de professores com formação adequada para pesquisar e ensinar de forma correta a História da Ciência; ii) ao mal entendimento da própria natureza da História da Ciência e seu uso na Educação; e ainda iii) a falta de material didático adequado. No contexto desta terceira dificuldade estão os Livros Didáticos, os quais correspondem ao recurso didático mais utilizado pelo professor da Educação Básica nas suas aulas. Considerando a importância que os Livros Didáticos tem no contexto educacional, este trabalho teve como objetivo analisar os Livros Didáticos de Química, tendo por base a abordagem História e Filosofia da Ciência. Mais especificamente, buscou-se investigar se, ao tratar do conceito Combustão do século XVIII, os Livros Didáticos de Química, selecionados no PNLEM/2008 e que foram selecionados novamente no PNLD/2012, atendem às orientações destes Programas, se levaram em consideração a literatura existente sobre abordagem HFC e se houve mudanças de uma avaliação para outra. A investigação dos Livros Didáticos ocorreu a partir da Análise de Conteúdo e o resultado apontou que todos os Livros analisados apresentam problemas com relação ao conteúdo histórico e filosófico e alguns reforçam concepções deformadas sobre a Ciência e o desenvolvimento científico. Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência, Livros Didáticos, Ensino de Ciências/Química.
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