A Abordagem De Resolução De Problemas Por Professores De Química Do Ensino Médio: Um Estudo Sobre O Conteúdo De Estequiometria

BATINGA, Verônica Tavares Santos
A Abordagem De Resolução De Problemas Por Professores De Química Do Ensino Médio: Um Estudo Sobre O Conteúdo De Estequiometria
Pernambuco/PE, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2010. Tese de Doutorado. (Orientador: Francimar Martins Teixeira).

Resumo Esta tese busca compreender como os professores de química abordam a resolução de problemas nas aulas de Química que envolve o conteúdo de estequiometria. O trabalho foi baseado na contribuição de diversos autores, sendo os mais utilizados Lopes, Pozo, Becerra Labra e Gil Pérez. Participaram da pesquisa cinco professores de Química do ensino médio de cinco escolas da rede pública e particular do Estado de Pernambuco. A coleta de dados consistiu de uma entrevista semi-estruturada, que foi videogravada e constou de onze questões abertas, gravação e filmagem das salas de aula. A entrevista semi-estruturada foi analisada qualitativamente, com o objetivo de identificar e analisar as concepções dos professores sobre o ensino e a aprendizagem, problema e exercício, planejamento e a forma de abordar o ensino de Química, tipologia dos conteúdos e a forma de intervenção diante das dificuldades dos alunos durante a resolução de problemas sobre estequiometria. Além disso, foi analisado como os professores abordam a resolução de problemas através da didática praticada pelos professores com os alunos na sala de aula. Para isso, escolhemos analisar a sala de aula da docente denominada de P5. Os resultados da entrevista semi-estruturada indicaram que não estão sendo abordadas estratégias de resolução de problemas nas aulas de Química, e sim exercícios. Com exceção da professora P5 que procurou abordar problemas escolares qualitativos nas aulas. Um aspecto interessante, o qual ficou evidenciado é que a concepção da professora P5 sobre ensino e aprendizagem, problema e exercício, suas diferenças e semelhanças, planejamento e a forma de abordar o ensino influenciaram de maneira significativa a concretização de sua prática docente relativa à resolução de problemas sobre estequiometria em sala de aula. Em conclusão, os estudos mostraram a necessidade dos professores vivenciarem estratégias de resolução de problemas quer seja na sua formação inicial ou continuada com objetivo de possibilitar a elaboração e abordagem de problemas potenciais, e a condução do processo de resolução de problemas nas aulas de Química.