PIERROTTI, Flavia
A Abordagem da História da Ciência no Ensino de Química
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosebelly Nunes Marques).
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Resumo |
Perfil da produção brasileira sobre história da química em periódicos e congressos: subsídios para a formação docente e sala de aula. - A História e Filosofia das Ciências (HFC) é reconhecida por vários autores como instrumento de contextualização do conhecimento científico na Educação em Ciências, bem como, na formação de professores. A HFC pode fornecer ao professor, subsídios para compreender melhor as dificuldades conceituais dos estudantes, possibilitando um melhor entendimento do papel da ciência no desenvolvimento das sociedades. A prática do professor baseada em reflexões epistemológicas gera um melhor desempenho didático, aproximando mais as imagens da ciência desenvolvidas em sala de aula com a verdadeira natureza da ciência, tornando o ato de ensinar um processo de constante investigação. Considerando tal importância, esta pesquisa tem por objetivo central delinear o perfil da produção intelectual brasileira sobre a História da Química e da Ciência por meio da metodologia de Revisão Sistemática (RS), para contribuir na formação inicial e continuada de professores. A RS consiste na síntese rigorosa e sistemática de todas as pesquisas relacionadas à questão específica, através da elaboração do protocolo estruturado com seus descritores, critérios de inclusão e exclusão e a análise dos textos recuperados. Para a presente pesquisa, utilizou-se 12 (doze) descritores na base de dados Google Scholar, tendo como critérios de inclusão, textos publicados entre 1993-2013, em língua portuguesa (Brasil), que tragam discussões relevantes, relacionando a HFC com conceitos químicos para a formação/amadurecimento do conhecimento dos professores, para que os mesmos possam aperfeiçoar sua prática docente, bem como, textos que apresentam sequências didáticas que contextualizam o conhecimento químico com a História da Química e/ou da Ciência. A partir de cruzamentos dos descritores, gerou-se um universo de 1599 textos, sendo 92 selecionados para a leitura seletiva. Em análise aos textos recuperados, 63 publicações estão relacionadas com as discussões epistemológicas, tendo a maior produção (68,3%) no período de 2006-2013, nos periódicos Química Nova e Química Nova na Escola (41,2%), a maior abordagem foi no conteúdo de Elementos Químicos (17,46%) e sendo o período histórico com maior discussão o século XX (23,8%). Para os textos relacionados com propostas metodológicas, 29 publicações foram analisadas, tendo a maior produção (75,9%) no período de 2011-2013, nos anais de congressos (62%) em destaque o XVI Encontro Nacional de Química (24,1%), a maior abordagem foi no conteúdo de Leis Ponderais (17,2%) e sendo o período histórico com maior discussão o século XVIII (27,6%) relacionando diretamente com o conteúdo químico com maior abordagem. A pesquisa realizada buscou delinear o perfil da produção intelectual brasileira ao longo dos últimos vinte anos, presentes em periódicos e congressos considerando que os estudos recuperados relacionando a HFC com conceitos químicos podem ser extremamente relevantes para a formação/amadurecimento dos professores, para que os mesmos possam aperfeiçoar sua prática docente e incorporar esses conhecimentos em suas sequências didáticas.
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