“Química geral” a partir de uma tabela periódica no microsoft excel: uma estratégia de ensino de química na educação básica

JUNIOR, Wanderley Carreira de Souza
“Química geral” a partir de uma tabela periódica no microsoft excel: uma estratégia de ensino de química na educação básica
Rio de Janeiro/RJ, Universidade do Grande Rio, Unigranrio, 2010. 142p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wilma Clemente de Lima).

Resumo O produto desse trabalho é o resultado de uma pesquisa mista (qualitativa/quantitativa) aplicada que teve por principal objetivo desenvolver um recurso didático para o ensino de Química, a partir de uma Tabela Periódica desenvolvida no Microsoft Excel – T Wanc®©. A metodologia empregada no desenvolvimento desse recurso implicou na análise interpretativa de diferentes instrumentos sob os quais o ensino da química está alicerçado, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio, livros de química constantes do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) e sites dedicados a Tabela Periódica. Posteriormente, foram discutidas as limitações desses livros e sites sob o prisma da contextualização e interdisciplinaridade e se estabeleceu um diálogo entre a Tabela Periódica e temas, tais como a toxicologia, geologia, ecologia, nutrição, fisiologia, dentre outros, culminando-se em uma proposta didática, com uma abordagem diferenciada daquela comumente praticada pelos manuais didáticos. A avaliação da T Wanc®©, por seis professores que já ministram ou ministraram o tema em questão, tabela periódica, sinalizou para possibilidade de sua utilização como um recurso didático nas aulas de Química na educação básica.