Impacto das experiências laboratoriais na aprendizagem dos alunos no ensino de Química

CAMUENDO, Ana Paula Luciano Aliche
São Paulo/SP, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Educação, 2006. 227p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Fernando José de Almeida).

Resumo O presente trabalho visa analisar o impacto das experiências no ensino de química com o material alternativo e localmente disponível. O objetivo é contribuir para a melhoria de qualidade de ensino através de implementação de guiões de experiências realizáveis nas condições das escolas moçambicanas. A presente pesquisa teve como ponto de partida o problema de ausência de experiências laboratoriais no ensino de Química, constatada durante o acompanhamento dos estudantes da UP nas atividades de estágio pedagógico nas escolas. A este fato, associei a falta de interesse por parte dos alunos em aprender a Química, a passividade e a pouca motivação na aprendizagem desta disciplina. Fundamentei a parte teórica desta pesquisa recorrendo aos saberes dos teóricos, como FREIRE (1996), PIAGET (1996), BECKER (2001), VYGOTSKY (1998), COLL (2001) e outros. Destes, resgatei as bases epistemológicas da Educação no processo de construção de conhecimentos, no âmbito da teoria construtivista. A abordagem de metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa e, nesse âmbito, desenvolve um estudo de caso. Foram escolhidas duas escolas, uma localizada na cidade de Maputo e a outra na província de Maputo, no distrito de Boane. O grupo alvo desta pesquisa foram os alunos do nível de 8ª classe e os professores em exercícios das escolas secundárias acima mencionadas. Os resultados da pesquisa mostram que as experiências têm um impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem porque para além de elevarem o nível de conhecimentos dos alunos, desperta um grande interesse estimulando os alunos para a reflexão, o que possibilita a formação de personalidades curiosas, criativas e ativas.